VISITA TÉCNICA GRATUITA

Problemas com pragas? Nós vamos até o local desejado e fazemos um orçamento grauito

QUERO UMA VISITA TÉCNICA

Combate contra a dengue: confira dicas para eliminar o mosquito

Combate contra a dengue é essencial para estabelecer cuidados de prevenção e proteção contra a doença, e o seu transmissor, o aedes aegypti. Conheça mais sobre a doença e como eliminar o foco de proliferação do inseto da sua residência.

Entre as principais doenças que afetam a população brasileira, a dengue é um dos destaques. Apresentando sintomas terríveis, deixando o infectado com um quadro clínico que não possui um tratamento específico.

Dessa forma, anualmente o Governo e a Secretária da saúde realizam campanhas de incentivo e conscientização para mobilizar as pessoas ao combate mosquito da dengue, e mais recentemente do zika vírus e chikungunya.

Sendo assim, a prevenção deve partir da própria população que precisar tomar os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito, dentro das suas residências. Além de verificar possíveis focos em terrenos baldios e lixos acumulados nas ruas.

Se você pretende incentivar e se orientar no combate sobre a dengue, acompanhe o conteúdo a seguir. Você poderá aprender mais sobre a campanha de conscientização e cuidados, a partir dos seguintes tópicos:

  • Combate contra a dengue: saiba quais as orientações do Governo
  • Combate mosquito da dengue: conheça mais sobre a transmissão da doença
  • Confira as principais medidas de proteção contra o mosquito
  • Combate sobre a dengue: dedetização pode ser uma boa ideia
  • Proteja-se e previna-se para não ser infectado!

Combate contra a dengue: saiba quais as orientações do Governo

Sendo considerado uma questão de saúde pública, o Governo e ANS (Agência Nacional de Saúde) realizam campanhas para o combate contra a dengue. Dessa forma, orientam e informam a população sobre os riscos e medidas que podem ser adotadas para o controle desta praga.

Entre as principais orientações para proteção e prevenção a dengue, estabelecidas pelos órgãos, destacam-se:

  1. Colocar telas de proteção nas portas e janelas;
  2. Usar roupas compridas, como calças e blusas, no caso de roupas que deixam partes do corpo expostas, aplicar o repelente;
  3. Ficar em locais que possuem telas de proteção, mosquiteiros ou outros tipos de barreiras contra insetos;
  4. Utilizar apenas repelentes e inseticidas registrados pela Anvisa, e seguir corretamente com as orientações descritas no rótulo do produto;
  5. Eliminar qualquer foco de água limpa parada.

A ANS ainda alerta para os cuidados com a doença da dengue, orientando a busca por uma unidade de saúde, quando observado o aparecimento de manchas vermelhas na pele, vermelhidão dos olhos e febre.

Além disso, a pessoa infectada com dengue não deve em hipótese alguma se automedicar, procurando sempre pela orientação de um médico. Veja mais sobre a doença e seu transmissor, a seguir.

Combate mosquito da dengue: conheça mais sobre a transmissão da doença

Antes de mais nada é preciso dizer que a dengue, transmitida pelo aedes aegypti é uma das principais doenças que se desenvolvem em regiões tropicais e subtropicais, exatamente como a do Brasil.

Mas, como exatamente a dengue é transmitida? Em primeiro lugar é preciso dizer que existem três componentes para que a dengue se desenvolva: o vírus que causa a doença, o mosquito ( transmissor/ vetor da doença), e um hospedeiro ( uma pessoa que nunca teve contato com o sorotipo do vírus).

Portanto, a fêmea do aedes aegypti suga o sangue de uma pessoa doente, e infecta outra sadia através da picada. Apenas as fêmeas picam os humanos, pois se alimentam do sangue para amadurecer seus ovos.

Estas mesmas fêmeas depositam seus ovos em locais com água limpa parada, portanto eliminar os focos de proliferação é primordial para o combate mosquito da dengue.

Confira as principais medidas de proteção contra o mosquito

Como vimos anteriormente, quanto maior são as possibilidades de locais de proliferação para as fêmeas depositarem seus ovos, maior são as chances da população de mosquitos aedes chegarem à fase adulta.

Esse fator, é prejudicial ao combate contra a dengue  uma vez que aumenta as chances de se encontrar mosquitos vetores, com capacidade de transmitir a doença. Partindo deste ponto de vista, a eliminação dos criadouros é a maneira mais eficaz de eliminar os mosquitos.

Por isso, evitar deixar água parada em vasos de planta, garrafas, pneus, caixas d’águas e reservatórios, são medidas essenciais para o combate sobre a dengue em residências. Conscientizar sua família e vizinhos é a forma mais eficaz de proteção e prevenção contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo aedes.

Que tal conhecer mais sobre a dedetização contra o mosquito da dengue?

Combate sobre a dengue: dedetização pode ser uma boa ideia

Quando se trata do controle de pragas, a dedetização é sempre uma boa opção. Aplicando as mais diversas técnicas para eliminar os focos de criadouro e proliferação do mosquito da dengue.

Para isso, é preciso contratar uma empresa especializada em dedetização que utilize técnicas e produtos que não prejudiquem a saúde da sua família, nem apresente nenhum risco para o meio ambiente.

Através da dedetização é possível acabar com os criadouros aplicando o tratamento químico para combater o aedes na fase larval. Já para a fase adulta do mosquito, o ideal é o tratamento de pulverização de inseticida na região de maior concentração.

Vale lembrar, que mesmo realizando a dedetização é preciso manter todos os cuidados de proteção e prevenção. 

Proteja-se e previna-se para não ser infectado!

Após a leitura deste conteúdo temos certeza de que você estará por dentro dos principais  cuidados a serem tomados para proteger sua família do mosquito da dengue. E quem sabe, está pronto para mobilizar a sua comunidade ao combate contra a dengue.

Em suma, aprendemos quais são as principais orientações de prevenção e proteção estabelecidas pela ANS e o Governo para combater a dengue. Além disso, vimos como a doença se desenvolve, e como o mosquito fêmea torna-se o vetor da dengue.

Depois conhecemos os procedimentos adotados para eliminar os focos de proliferação do mosquito, evitando deixar água limpa parada. E por fim vimos que contratar os serviços de uma empresa de dedetização, pode ser uma solução eficaz para o controle dos mosquitos na sua residência.

Se você quer garantir a proteção da sua família e eliminar o mosquito da dengue, a dedetização e cuidados podem ser a maneira mais eficaz de mandar o aedes para longe.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? 🙂